História do dente do Buda, no Sri Lanka

  
História do dente do buda
Se têm viajado para os lados da Ásia, já devem ter reparado que há relíquias budistas por toda a parte, nomeadamente dentes, fios de cabelo, pequenas pedras onde o Buda tocou, árvores onde supostamente o Buda se sentou a meditar, etc.

O Sri Lanka não é excepção, também aqui, numa cidade chamada Kandy, se diz estar um dente do Buda.

O templo sagrado do dente do Buda guarda a relíquia mais importante do Sri Lanka. É um complexo cheio de salas para rezar, um museu, vários jardins e com a segurança mais apertada de todos os monumentos que já vi no Sri Lanka até agora.
Ao entrar pensei que pelo menos poderia ver o verdadeiro dente do Buda mas não, este está num cofre de ouro e apenas este cofre pode ser visto, está muito bem guardado, já que segundo a história da vida deste dente, esta nem sempre foi fácil.

Reza a história que começou por ser ‘roubado´ do funeral do Buda em 483 AC. Foi depois contrabandeado para o Sri Lanka dentro do cabelo de uma princesa no século IV.

Foi levado primeiro para Anuradhapura e depois de muitas peripécias durante alguns séculos, acabou em Kandy, num pequeno templo. Em 1283 foi novamente levado para a Índia por um exército que invadiu a ilha mas seria resgatado pelo Rei Pakramabadu III algum tempo depois e trazido de volta a Kandy.

O dente foi durante estes séculos sendo símbolo de soberania e acreditava-se que quem o possuísse tinha o direito de governar a Ilha.

E ai entram os ´tugas´ que chegaram ao Sri Lanka em 1505, e apesar de Lourenço de Almeida, filho do vice-rei da Índia ter boas relações com o reino do Sri Lanka, estas azedaram a certa altura e os portugueses tomaram à força a costa oeste do Sri Lanka, ficando a governar o reino Kandiano.

E o dente do Buda volta a não conseguir estar sossegado.

Os portugueses que na altura governavam Kandy levaram o dente e supostamente queimaram-no em Goa para tentar impor o catolicismo em Kandy, onde na altura residia a maior comunidade budista do país, e será que conseguiram, perguntam vocês?

Pois, parece que não, segundo os srilankenses o que os portugueses levaram foi uma réplica e que o verdadeiro dente estava em local seguro. Onde continua até hoje. Já que mesmo agora reza a história que o dente do Buda, está em local seguro e não no cofre dourado a quem todos prestam devoção.

Certo é que o Templo do Dente do Buda é um dos locais mais sagrados do budismo em todo o Sri Lanka, e os budistas acreditam que devem fazer pelo menos uma vez na sua vida uma peregrinação a este local sagrado, guarde ele ou não o verdadeiro incisivo do Buda, como forma e melhorar e muito o seu Karma.

Pelo sim pelo não a peregrinação para melhoria do Karma está feita!

  

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Viajar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s