A Ressaca do Regresso

Voltar, ai o voltar…
O que custa mais numa viagem é mesmo o regresso! Voltar à vida quotidiana, àquilo de que qualquer amante de viagens foge a sete pés o ano inteiro.
Eu que, com muita pena minha, não viajo por profissão mas sim por paixão, não imaginam o que custa o regresso!
Se o primeiro dia de trabalho é péssimo então as duas primeiras semanas são claustrofóbicas. Saber que só dentro de alguns meses poderemos voltar a encher o nosso balão de oxigénio, entristece-nos logo durante os primeiros dias!
 
É nestas alturas que florescem as ideias de alternativas de vida como por exemplo, empreender um projecto num país que já visitámos, e parecem tão simples.
Sempre que viajamos conhecemos pessoas que mudaram de vida e que parecem ter uma vida fantástica, porque podem estes ter esta vida e nós continuar na vida rotineira de todos os dias, acordar… Trabalhar…. Dormir , acordar…. Trabalhar…. Dormir acordar….trabalhar ….dormir?
Será que nos falta coragem de mudar de vida e ir em busca da felicidade, será que temos medo de também ficar presos depois a essa vida nova nesse país novo, onde julgámos poder vir a ser mais felizes? Será que apesar da paixão de sair da nossa zona de conforto nos acomodamos e não temos coragem de arriscar tudo?
 
O problema desta ressaca é não ser aquela típica pós-férias, a que nos ataca todos, esta é a ressaca pós-viagem. Ataca brutalmente nas duas primeiras semanas após o regresso como disse mas quando as viagens começam a ser mais frequentes e intensas esta mantém-se o ano inteiro.
E é por isso que o verdadeiro viajante que não consegue fazer da viagem a sua profissão passa o resto do ano a analizar todos os feriados, todas as pontes, todos os dias de folga para poder dar um saltinho a um destino novo!
 
Normalmente isto significa que ao longo do ano somos muitas vezes confrontados com comentários regra geral invejosos:
– De férias outra vez? – dizem os mais surpreendidos e que por norma o fazem por não saberem como organizar as suas férias para poderem viajar igualmente tanto.
– Mas ainda agora vieste de não sei onde e já te vais meter noutra? – comentam os que normalmente viajam para ir passar uma ou duas semanas deitados na praia e não para verdadeiramente conhecer um país.
– Desculpa mas vou contar os teus dias de férias pois de certeza que tens mais que eu! – exaltam os que não sacrificam todos os dias de férias para ir viajar a qualquer lado.
 
É isto que todos nós ouvimos o ano inteiro! 
 
Esta ressaca que se mantém por mais tempo, esta que piora, com o aumento do número das viagens, também se intensifica sempre que no dia a dia surgem problemas tão mesquinhos ou insignificantes mas dos quais todos fazem um bicho de sete cabeças. Relativizamos mais quando viajamos.
 
– Esta ressaca tem cura? – perguntam vocês.
Não, que eu saiba não. E com a quantidade de partidas e regressos só tende a piorar.
Mas há algo que atenua estes sintomas…planear a próxima!
 
Já sabem onde vão em 2016?
IMG_1340.JPG
                                                  Querem umas dicas??
Anúncios

2 comentários

Filed under Viajar

2 responses to “A Ressaca do Regresso

  1. Celia reis

    Confesso que tenho poucas ressacas, pois bebo pouco dessas viagens… Mas, o sentimento de que estou a perder quando nao viajo, vai sendo uma tortura quando leio ou pesquiso sobre qualquer sitio do mundo.
    Mas, no longo intervalo entre viagem vou pesquisando o suficiente para me sentir à vontade em relação a este lindo planeta terra e em relação a tempo, história, transportes, estadias, enfim…
    Tudo aquilo que envolve planeamento de viagem .
    Adoro!
    Ainda na semana passada dei uma volta com o inter-rail pela Europa!
    Sem duvida a concretizar, mas requer este tempo de pausa para que tudo decorra sem grandes percalços .

    Boas viagens e melhores ressacas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s